Alimentação balanceada é a chave para uma pele saudável
Não tem mistério: para ter uma pele saudável, disciplina é fundamental. Manter uma rotina de cuidados com produtos adequados ao tipo da pele é essencial, mas não é só isso. A nossa alimentação também tem grande influência na aparência da pele, e verduras, legumes e frutas, além de muita água, devem fazer parte da rotina para conquistar uma pele brilhosa, hidratada, firme e sem rugas.
A pele, assim como os outros órgãos do nosso corpo, tem necessidades nutricionais. Esses nutrientes desempenham um importante papel de agentes de combate ao envelhecimento, além de estimular a renovação das células da pele. Alimentos que são ricos nas vitaminas A, C e E têm ação antioxidante e devem ser incluídos na dieta.
Por outro lado, ao mesmo tempo que existem alimentos que ajudam muito na saúde da pele, outros têm influência negativa. O excesso de gordura e açúcar na dieta pode contribuir para o surgimento de acne, além de acelerar o surgimento das rugas e da flacidez.
Alguns alimentos para incluir na dieta:
– Acerola, laranja, limão: são ricos em vitamina C
– Chocolate amargo: possuem flavonoides, que são antioxidantes. Mas é preciso consumir em moderação!
– Salmão e sardinha: esses dois peixes são fonte de ômega 3, um ácido graxo que ajuda a melhorar inflamações na pele e mantém o couro cabeludo hidratado, mantendo o cabelo mais forte e saudável. Além disso, o salmão contém vitamina D, um nutriente muito importante para manter a saúde do coração, dos ossos e do cérebro.
– Frutas e legumes de cor alaranjada, como abóbora, cenoura, manga, mamão, damasco e laranja; vegetais verdes, como espinafre e couve: são fontes de vitamina A, que é conhecida por sua propriedade antioxidante que protege a pele, além de auxiliar na formação do colágeno e na renovação celular.
Consulte o seu dermatologista para mais informações.
Fonte: SBDRJ
26 de Agosto de 2021